Seguidores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Entrevista Exclusiva com Celso Machado



1) Celso, você hoje e um dos grandes guitarristas do Brasil, mas como isso tudo começou?? como foi seu inicio no meio musical? Bom, agradeço primeiramente a oportunidade dessa entrevista e o apoio que o Conexão G3 tem me dado. Como foi meu inicio? Minhas primeiras apresentacoes ocorreram com bandas da minha cidade natal Pindamonhangaba, algumas delas acompanhando minha mãe que e´cantora em festivais regionais, toquei em banda de forró, sertanejo, country, tocando no ministério de louvor da minha igreja e tocando na grande São Paulo e interior em igrejas com a primeira banda banda cristã que toquei chamada Som Vivo, banda com a qual acompanhei muito o Luciano Manga.

2) No ultimo Álbum do Oficina g3, tem duas musicas que sao suas: Better & Obediência, como é pra você essa coisa de composição? Primeiro vem musica, depois letra, ou vice e versa?
Composição e´ para mim um processo. Eu vivo pensando em musica, em ritmos e letras e a medida que elas aparecem, seja qual for a ordem, de alguma maneira teu tento registrar, gravar a ideia primaria, seja no celular, ou no mp3 player ou no computador, sem se preocupar com a qualidade desse registro, me preocupo apenas em gravar a ideia o quanto antes para não esquece-la. Isso feito, costumo deixar de molho, dar um tempo para arejar a cabeça e praticamente esquecer daquela ideia. Se posteriormente em uma ou duas semanas, eu escute e goste da ideia, desenvolvo ela.
Tem musicas que eu começo e não paro ate´praticamente terminá-la, mas na maioria dos casos é como disse primeiramente: eu gravo a ideia, e depois de um tempo escuto e desenvolvo ou descarto.
3) Em quais bandas você já tocou( como musico contratado) ou fez parte? Minha primeira banda tocávamos rock em geral, mais nacional. Posteriormente, num grupo de forró acompanhando uma dupla e paralelo a isso tocava com uma banda em São Paulo chamada Som Vivo. O Oficina g3 é o meu primeiro grande trabalho como musico de turnê, pois antes deles tinha minha própria banda e vivia basicamente de aulas de guitarra particular ou em escolas de música em Guarulhos.
4) Como foi o processo de Gravação do Cd? e quanto tempo demorou pra ficar pronto? Nossa, como demorou. O processo de gravação ocorreu no estúdio 12. Gravamos a bateria em maio de 2010 ( http://www.youtube.com/watch?v=3Qwplt67FcQ ), os baixos em Julho e Agosto de 2010 e as guitarras em Outubro e Novembro de 2010. Foi tudo um pouco demorado pois eu produzi o CD, fiz muito da parte técnica das gravações, o que envolve muitas horas na frente do computador, muito backup, muita paciência e sobretudo cautela para não se perder nada. O estúdio e´equipado com um arsenal muito top de equipamentos, periféricos, mesas, microfones, salas excelente, amplificadores clássicos, enriquecendo muito a sonoridade do trabalho, que se define muito no processo de captação. Equipamento bom, som bom, equipamento ruim, mix prejudicada.
5) Em relação ao nome do Cd, porque essa escolha? Quando escrevi a musica 3D, estava pensando e lendo muito sobre coisas com 3 aspectos. Pensei também sobre o o que acontece quando vc assiste algo em 3D, onde a imagem e´distorcida e sem sentido, e a partir do momento que vc coloca os óculos 3D, tudo fica com uma profundidade e realismo muito grande. Penso que quando olhamos para Deus, Ele nos revela uma forma mais profunda e cheia de significado de olhar para a vida, o que não acontece quando seus olhos estão fitos nas atividades tão transitórias e rasas do dia a dia.
6) Você é endorse da Tagima, como se deu esse contato? Em 2007 o Juninho Afram e o Duca Tambasco me levaram para conhecer a fábrica da Tagima e me apresentaram ao Marcão e para o Ney da tagima, ali naquela ocasião aconteceu o convite e desde então estamos juntos.
7) Fale um pouco de seu equipamento( guitarras, pedais e violoes),os que você usa em casa, e na estrada. Basicamente as guitarras tagima, algumas outras guitarras que tenho adquirido ao longo dos anos, pedais diversos, mas principalmente um pedal de distorção chamado blackstar ht-dual. Gosto muito de usar o tubescreamer de booster e usar a distorção do amplificador de preferencia Marshall, e tremolo, delays analogicos e digitais. Wah-wah com muita frequecia, uso o da vox.
8 ) Qual a igreja que você frequenta? Você já nasceu em um lar evangélico, ou se converteu depois? Frequento o Min.Verbo Vivo, em Guarulhos. Desde que vim para a grande São Paulo frequento aquela igreja, fiz muitos amigos lá e tenho crescido muito com as palavras lá ministradas.
Nasci em uma família católica, que se simpatizava com a caridade praticada pelos espíritas. Aos 16 anos decidi entregar minha vida exclusivamente a Jesus e comecei a frequentar uma igreja Metodista na minha cidade natal. Sinto que toda a experiência que passei serviu para forjar o meu caráter, para trazer a tona o que eu realmente precisava na vida, de maneira que quando ainda não conhecia Jesus e buscava praticar o bem e a obedecer a Deus como eu o entendia, Ele já cuidava e tinha planos para mim.
9) Você se casou a pouco tempo, Já tem filhos? ou quer ter? E como é um namoro/casamento cristão? Sou casado desde 2007 e muito feliz. Não tenho filhos mas quero ter assim que minha esposa terminar a faculdade, ainda tem 2 anos pela frente.
Falar sobre namoro acho complicado, tem tantas vertentes por aí sobre isso. Meu entendimento e´o seguinte: Um namoro e´ já uma forma de aliança muito forte, mesmo as pessoas a enxergando como algo não definitivo. Não acredito em bodas de namoro, nesse namoros de longas datas quero dizer e acredito que o sexo é para ser desfrutado no casamento. Acredito que vale a pena desfrutar de um relacionamento apenas com a passoa que você ama verdadeiramente, não baseando se no sentimento descartável que as pessoas chamam de amor e também não acredito em relacionamentos apenas para suprir carências. Amor é entrega, e´decisão, muito confundido com paixão, que é um sentimento transitório.
10) O que você poderia dizer pra quem quer ser um bom musico, ou ate mesmo viver de musica?
Não escute apenas músicas de uma época pois você pode correr o risco de soar atrasado demais para hoje. Invista em equipamentos de qualidade e sobre tudo em aulas com bons músicos.
11) Pra finalizar esse bate papo, mande um recado para quem visita o ConexãoG3.
Vocês são fiéis!! Fico feliz ao reve los nos shows, reconhecer as caras e por todo o carinho por vocês demonstrado. Esse meu trabalho foi feito de igual maneira para vocês, espero estar assim retribuindo. Gnd abç a todos.

Acompanhe o Celso Machado:

Nenhum comentário: