Seguidores

domingo, 4 de novembro de 2012

Exagero Emocional na Igreja

Hoje falando sobre alguns costumes da igreja evangélica e da renovação carismática, pude dar alguns esclarecimentos em uma conversa com um amigo.
Falamos sobre o exagero emocional de alguns fiéis quando em cultos de fé e busca por renovação espiritual vinda do Espirito Santo, tais como sair correndo pelo ambiente, pessoas que ficam em um transe emocional e agem como se estivessem lutando Karatê, outros que parecem correr parados no mesmo lugar batendo firmemente seus pés ao chão, outros que falam em outras línguas, outros que gritam exageradamente ou choram... e por aí vai!

Os cultos de busca espiritual e renovação a Deus são sim super importantes para todos nós. A bíblia diz: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20". Então quando nos reunimos para buscar a Deus realmente ele está ali naquele lugar, e dentro de nós. A presença de Deus nos enche de alegria, e contentamento, nos faz emocionar diante de suas maravilhas, e é nessa hora que alguns de nós não se controlam perante a majestade de Cristo, nosso Senhor. 

A bíblia diz em 1 Coríntios Capítulo 14.32: "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas." Vejam que o texto diz sobre o Espirito do Profeta, pois o Espirito de Deus é o próprio Deus, e Deus não se sujeita a nenhum homem. 

Muito bem, o que quero dizer com isso? Quero dizer que então o exagero não é exagero? O exagero é normal? 

Não! O exagero não é normal, e falo por experiência própria quando digo que isto é exagero emocional, pois quando adolescente já me descontrolei perante a presença do Espirito Santo na Igreja, e saí fazendo tudo o que já sitei. Hoje eu vejo, por saber o que senti, que eu simplesmente estava emocionado.
O Espirito Santo não se incorpora em nós, e nos faz sair correndo, batendo pés no chão e outras coisas mais, sua presença faz nosso espirito se descontrolar, e saímos fazendo tudo isso!
Muitas Igrejas já adotaram esse tipo de descontrole emocional, como forma de adoração, fé e pratica, quando na verdade não deveria ser assim.

A bíblia nos diz: " E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" Lucas 17:1.

Este tipo de prática traz escândalo, pois muitas pessoas visitam os Lugares de Adoração a Deus que chamamos Igreja. Muitas pessoas que não conhecem o evangelho frequentam as igrejas, pessoas que se assustam com este tipo de coisa, e saem por aí falando. E isso é tão verdade que todos já sabem que os fiéis evangélicos agem assim em seus cultos, já generalizam até.

A liberdade do Espirito Santo te dá controle, te dá paz, não traz escândalo, faz bem a todos, não só a um grupo seleto que acha que este é o único jeito de adorar. Devemos adorar a Deus em Espirito e em Verdade como no texto:

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23". Nosso culto a Deus deve ter ordem e Decência I Co 14.40, não existe esse negocio de que o Espirito Santo toma as pessoas de forma que elas não se lembram o que fizeram, isso é conversa de bêbado que não quer assumir que fez bobagem. 
Devemos observar mais as escrituras e rever nossos conceitos, ver se o modo como agimos traz realmente um crescimento e amadurecimento espiritual da forma que Deus quer que seja.

Este descontrole chama-se imaturidade Espiritual, não traz renovação, não dá paz a quem assiste, e depois que termina não dá paz a quem fez pois a duvida sobre o que fez persiste na sua mente. 


Creio nas línguas espirituais, que são faladas em inúmeras igrejas, e eu também as falo, mas falar ou não falar não nos faz mais maduros espiritualmente, e não quer dizer que você tem um nível espiritual maior. Há até os que falam no microfone e não traduzem o que dizem, a biblia diz o seguinte sobre isso:


E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 1 Coríntios 14:27


E também:


Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. 1 Coríntios 14:14


A Palavra é o único caminho para as boas atitudes, e para o crescimento sadio, onde as pessoas crescerão e receberão o alimento que lhes dá sustento. Há muito alimento por aí, mas é composto de vento, e não dá sustância, o verdadeiro alimento está em Deus, está na sua Palavra. Comamos!


Vlw galera! 


Não esqueçam de reservar sua ida ao show da banda Stryper em fevereiro! ,Clique aqui para a Caravana Stryper


Forte abraço, e permaneçam na Fé!!!


Timóteo Silvério.

Nenhum comentário: