Seguidores

terça-feira, 6 de maio de 2014

Rock Cristão Estado RJ - Estilos do Rock n Roll - Post Hardcore, Metalcorem e Crossover Thrash - por Tiago Pires


Por Tiago Pires - Rock Cristão Estado RJ  










POST HARDCORE
Origens estilísticas
Hardcore punk
Post-punk
Noise rock
Street punk
Oi!
Contexto cultural
Meados da década de 1980
Instrumentos típicos
Bateria, baixo, guitarra elétrica, vocal
Formas derivadas Math rock, emocore, screamo
Post-Hardcore ou Pós-hardcore, como o nome pode sugerir, é derivado do hardcore. As primeiras aparições do gênero foram em Washington, D.C., após a metade dos anos 80 (veja a era de lançamentos da Dischord Records, por exemplo), apesar de não ser bem conhecido até o começo dos anos 90.
O post-hardcore, como um gênero musical, é marcado pelos seus ritmos precisos e bases de guitarra altas acompanhadas por performances vocais que são freqüentemente cantadas sussurradas ou gritadas(scream). O gênero desenvolveu um equilíbrio único entre dissonância e melodia, em parte dividindo a característica alta e rápida do hardcore em algo mais uniforme, com estruturas de tensão sutis e mais solto. Ele divide com suas raízes do hardcore uma consciência intensa e social, e assim como a ética punk DIY, ainda evita muito da raiva não focada e liberdade, às vezes talento musical amador do punk rock.
O gênero ainda inclui bandas com ensinamentos decididos de art rock como Fugazi, Drive Like Jehu, Rites of Spring, Glassjaw, Moss Icon, Quicksand, Whisper Campaign, e Hoover.
O som original do post-hardcore tornou-se cada vez mais difícil de se encontrar através dos anos 90 e quase desapareceu da vista do público, entretanto o gênero ainda prospera em círculos mais alternativos assim como em formas novas e mais radicais. Gêneros relacionados incluem emocore, hardcore melódico e math rock, os quais compartilham uma herança comum com o post-hardcore, entretanto esses dois gêneros divergiram-se e desenvolveram-se unicamente dentro deles mesmos.


METALCORE
Metalcore é um estilo musical que consiste em uma fusão de estilos, neste caso entre o metal extremo e o hardcore punk. Bandas como Killswitch Engage, Bullet For My Valentine, All That Remains, Shadows Fall, Sonic Syndicate, Unearth, Caliban, Trivium, The Devil Wears Prada e As I Lay Dying são os nomes de maior sucesso da atualidade,que fazem parte do movimento que denomina-se N.W.O.A.M. (New Wave of American Metal) que tem como significado A Nova Onda do Metal Americano.
Principais características do estilo
• Vocal Gutural - Vocal predominante, uma característica marcante no estilo. Algumas vezes em sintonia da Guitarra Solo.
• Vocal Melódico - Vocais cantados de forma leve e harmoniosa, em contraste com os gritos.
• Guitarras - Afinações baixas, riffs rápidos e dobras.
• Baixos - Rápidos e na maioria das vezes com o uso de palhetas.
• Bateria - Veloz e alternando com condução e pedais duplos encaixando com as palhetadas das guitarras e baixo.
O exemplo abaixo retrata o Metalcore em sua essência, com distorções sujas, palhetadas de guitarra e compasso de baixo acompanhando o pedal duplo da bateria, que tem o nome de Breakdown ("quebra" da música).
Precursores (1977–1984)
As bandas Black Flag1 e Bad Brains,2 estão entre os criadores do hardcore, que admiravam Black Sabbath. Bandas de Street punk britânico, como por exemplo Discharge e The Exploited também buscavam inspirações dentro do Heavy Metal.3 Os Misfits em seu álbum denominado Earth A.D, tornaram-se influência através deste para o thrash.4 Apesar de tudo, as culturas do punk e do metal permaneceram separadas desde meados do primeiro semestre de 1980.


CROSSOVER THRASH
(1984–1989)
Uma mistura de metal e hardcore eventualmente criou a cena Crossover Thrash, que assaltou um clube em Berkley chamado Ruthie's, em 1984.5 O termo "metalcore" em sua essencia foi utilizado para se referir a estes grupos de crossover.6 Bandas de Hardcore punk como Corrosion of Conformity,7 Dirty Rotten Imbeciles e Suicidal Tendencies8 tocavam lado-a-lado com bandas de Thrash Metal como Metallica e Slayer. Esta cena influenciou o lado skinhead do Hardcore novaiorquino, que também começou em 1984, incluindo bandas como Cro-Mags, Murphy's Law, Agnostic Front9 e Warzone.10 Os Cro-Mags se mostraram a banda de maior influência, sendo igualados aos Bad Brains, Motörhead, e Black Sabbath.11 Os Cro-Mags também embarcaram no straight edge, e para surpresa de todos no Movimento Hare Krishna.12 Outras bandas straight edge, incluindo Gorilla Biscuits, Crumbsuckers, e Youth of Today,que inaugurou o estilo youth crew.13 Em 1985 foi anunciada a criação do Breakdown,14 uma miscelânia dos Bad Brains com uns traços de origem Reggae, criando assim a forma mais famosa de troca de ritmo dentro de uma mesma música, encorajando os espectadores a fazerem o mosh.O álbum "Cause Of Alarm"(1986), da banda Agnostic Front com a participação de Peter Steele, foi um marco na mistura do hardcore com o metal.
OBS:
Esses posts foram tirados de sites de internet, blogs, wikipedia, google, livros, artigos, apostilas... alguns eu tive o trabalho de fazer uma adaptação, outros vai direto.
Meu desejo é que todos sejam abençoados e ganhem cada vez mais vidas para Cristo !
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES !!!


Nenhum comentário: